segunda-feira, abril 29

Novo luxo no mercado imobiliário: Saiba mais a respeito neste artigo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Já ouviu falar sobre a tendência do novo luxo no mercado imobiliário? Se a gente parar para pensar em nossa rotina hoje e compararmos com 10 anos atrás, certamente temos a oportunidade de identificar muitas mudanças. Naquele período, por exemplo, os smartphones ainda não tinham essa força toda, e as redes sociais que conhecemos hoje (como o Instagram) estavam começando a dar seus primeiros passos para a repercussão que conhecemos.

Além disso, não tínhamos muito o hábito de fazer compras comuns por aplicativos — e se precisássemos de deslocamento, só teria como por meio de táxi. Com todas essas transformações, naturalmente o mercado imobiliário também tende a trazer mudanças.

É aí que entra o conceito do novo luxo. Neste material, a gente vai explicar mais detalhes sobre ele. Quer saber mais? Continue a leitura!

Novo luxo no mercado imobiliário

Não é apenas a sociedade que passou por transformações ao longo dos últimos anos. Os imóveis também se modificaram. Um apartamento mais antigo, por exemplo, é mais amplo, mas com cômodos pouco funcionais. Muitos dos espaços são mal aproveitados, além de haver poucas tomadas espalhadas pela residência.

Não podemos deixar de mencionar, ainda, que há algum tempo luz elétrica e água encanada era privilégio. Até mesmo o saneamento básico era mais usual nos grandes centros, enquanto as periferias não tinham uma estrutura de esgoto. Quando havia esses itens, certamente era visto como algo de luxo.

Quando nos transportamos para os dias de hoje, o conceito de luxo foi exportado de outros segmentos do mercado, como a moda. Trata-se de elementos que dão um alto padrão para a residência. Já o novo luxo, como o próprio nome já sugere, é o que vem depois disso. Nesse sentido, alguns dos pilares que os sustenta são:

  • exclusividade do imóvel, com projetos inovadores que sejam feitos especificamente para o perfil daqueles moradores;
  • singularidade;
  • sustentabilidade nos mais diversos contextos da residência, desde as atividades comuns do dia a dia (economia de luz, por exemplo), como para o reaproveitamento de recursos naturais;
  • valor agregado à experiência.

Cenário do novo luxo

Mas como isso se reflete no mercado como um todo? No início de 2020, fomos surpreendidos com uma pandemia global que nos obrigou a mudar diversos hábitos. A recomendação dos principais órgãos de saúde mundiais era de que ficássemos em casa para que não houvesse proliferação do vírus. Com isso, o mercado passou por algumas mudanças e acelerações, até mesmo na forma como as pessoas compram imóveis.

O atendimento mais ágil e multicanal se tornou uma prioridade para aqueles que desejavam ter uma boa experiência com a imobiliária, além de encontrar, nas principais plataformas, diferentes maneiras de encontrar um imóvel para compra ou locação. Nesse sentido, ganharam destaques os tours virtuais, as maquetes 3Ds e também as assinaturas eletrônicas de contrato, sem que houvesse a necessidade de se deslocar até o espaço físico para fechar um negócio.

Outro ponto de destaque com essas mudanças está relacionado às priorizações das pessoas. Nunca se falou tanto em ter um espaço que traga conforto, tranquilidade e qualidade de vida. A procura por espaços onde há a oportunidade de criar o próprio escritório ou que tenham um coworking para o trabalho remoto também ampliou: tudo isso está interligado com o novo luxo, aliados a projetos que tenham conforto térmico e acústico, que forneçam iluminação natural e tenham ventilação fácil.

Tendências do novo luxo

A seguir, selecionamos algumas das principais tendências relacionadas ao novo luxo. Confira!

Automação residencial

Conforme mencionamos, a tecnologia está muito mais presente nos dias de hoje. Conseguimos fazer atividades por meio do celular que até pouco tempo atrás jamais imaginávamos que seria possível. Nesse sentido, o novo luxo está ligado à automação residencial. Entre os diferenciais que ela traz para os moradores, destacamos especialmente:

  • economia de recursos, uma vez que há termostatos inteligentes e lâmpadas cujo objetivo é o de economizar energia;
  • mais segurança, uma vez que as portarias contam com equipamentos eletrônicos de última geração;
  • conveniência para todos os moradores;
  • maior comodidade, entre outros.

São exemplos de automação:

  • monitoramento da iluminação por meio de tomadas inteligentes;
  • automação de cortinas e persianas;
  • gerenciamento de todo o sistema de ar-condicionado da casa;
  • controle das fechaduras eletrônicas;
  • ambientação da residência com sistemas personalizados de iluminação, de som e de temperatura.

Metragem maior

Na última década, a demanda por apartamentos com metragem reduzida foi alta. Havia a ideia de que kitnets e studios eram mais práticos e convenientes, especialmente em um contexto que o perfil da população mudou muito, com mais pessoas solteiras e sem família.

Porém, com a pandemia, a necessidade se transformou. Muitas empresas adotaram pelo home office, o que aumentou a procura por espaços com metragens maiores e com mais cômodos, de modo que houvesse a possibilidade de construir escritórios e trouxesse mais conforto.

Espaços fitness e de lazer

Também há uma procura maior por encontrar espaços fitness e de lazer em seu próprio condomínio. Novamente como um reflexo da pandemia, uma vez que houve mais preocupação com a saúde e com o bem-estar, além de as pessoas identificarem a necessidade de concentrarem suas atividades do dia a dia em um único espaço.

Quanto à busca pelo lazer, não é diferente. Hoje, existem condomínios com uma estrutura muito completa, com quadras poliesportivas, SPAs, salas de massagens, bicicletários e até mesmo espaços para o PET.

Sustentabilidade

Por fim, não se pode deixar de mencionar a importância de construir um local que esteja atento à sustentabilidade. Nesse sentido, há muita procura por espaços que reaproveitam água da chuva, que contam com iluminação com baixo consumo de energia, bem como aproveite ao máximo a luz natural para evitar acender luzes ao longo do dia.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o novo luxo no mercado imobiliário? Se você gostou dessas características, o ideal é contar com o apoio de profissionais capacitados para encontrar o melhor imóvel para as suas necessidades. Assim, as chances de estar em um espaço que atendam às suas expectativas aumentam consideravelmente.

Se gostou deste material e deseja ter acesso a outros conteúdos como esse, basta assinar a nossa newsletter para receber algumas das nossas principais novidades!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.