quarta-feira, abril 24

Entenda qual é a relação entre taxa Selic e imóveis!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ao comprar um imóvel, muitas pessoas recorrem ao financiamento imobiliário. Mas, para que todo o processo aconteça de forma segura, é preciso que o comprador conheça as taxas embutidas nas parcelas dessa negociação. A relação entre taxa Selic e imóvel, por exemplo, é uma das combinações que o consumidor deve ficar atento na hora de adquirir um imóvel.

A taxa Selic influencia diretamente na vida financeira de todas as pessoas, inclusive ao comprar uma propriedade. No financiamento, ela eleva os juros, o que pode deixar o crédito mais caro. Neste post, vamos explicar o que é a taxa Selic, como ela impacta nos preços dos imóveis e de que forma o consumidor pode se favorecer com ela. Confira!

O que é a taxa Selic?

Selic quer dizer Sistema Especial de Liquidação de Custódia e representa uma taxa média de juros brasileira. Ela é definida pela autoridade monetária de cada país, que, no caso do Brasil, é o Banco Central. Conforme os indicadores financeiros, a taxa Selic tem como principal função nortear as operações da economia que envolvem juros.

A Selic age diretamente nos juros que pagam os investimentos e são aplicados em operações financeiras realizadas pelos bancos. Podemos dizer que essa taxa funciona como um instrumento do Banco Central para acompanhar e controlar a inflação e a economia brasileira.

Qual a relação entre taxa Selic e imóveis?

A compra de um imóvel é o investimento da vida de uma pessoa, visto que o valor aplicado é muito alto. Por isso, para a maioria, é preciso recorrer a uma linha de crédito a fim de garantir o sonho da casa própria. Em casos de financiamento de imóvel, a taxa Selic atua ativamente:

  • controlando a inflação;
  • aumentando os juros da economia;
  • reduzindo a alta de preços.

Dessa forma, quanto mais alta a taxa Selic, maiores serão os juros aplicados ao financiamento imobiliário. Já quando a inflação está controlada, a tendência é de queda nos juros. Com isso, o crédito fica mais em conta e facilita a aquisição do imóvel por meio de financiamento. Logo, quando a taxa Selic está baixa, é indicativo de um bom momento para a compra de uma propriedade.

Como usar a taxa Selic a seu favor?

Para realizar o financiamento de um imóvel, é importante o consumidor observar a atual situação da taxa Selic. Quando ela se encontra em alta, os juros também estarão elevados, influenciando no valor das parcelas. Por outro lado, pode acontecer uma redução no preço dos imóveis, tanto pelas construtoras quanto pelos proprietários, com objetivo de estimular as vendas.

Nesses casos, é bom avaliar se a negociação está compensando, porque é possível encontrar boas oportunidades por um valor mais atrativo. No entanto, é quando a taxa Selic está mais baixa que geralmente as condições de financiamento se encontram mais em conta, uma vez que os bancos também diminuem seus juros, oferecendo mais vantagens ao negócio.

Portanto, a relação entre taxa Selic e imóveis diz muito sobre o melhor momento de investir em um financiamento. Taxas altas elevam os juros enquanto taxas baixas favorecem a compra de imóveis e o valor das parcelas. Avalie com um especialista as melhores condições do momento e, com economia e segurança, realize seu sonho da casa própria.

Quer saber tudo sobre o mercado imobiliário? Assine a newsletter da Trisul e receba conteúdos exclusivos!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.