domingo, setembro 26

Confira 6 dicas que vão te ajudar a perder o medo de comprar imóvel

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Comprar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Essa é uma decisão muito importante para qualquer pessoa e, devido à burocracia, pode assustar o interessado no primeiro momento. Além disso, esse é um investimento de alto valor financeiro. Nessa hora, muitas dúvidas e receios podem surgir e travar o negócio. Mas você sabe como perder o medo de comprar um imóvel?

Adquirir um bem, como um imóvel, envolve um comprometimento financeiro grande e, em muitos casos, essa é a compra da vida de várias pessoas e famílias brasileiras. Por isso, sentir receio nesse momento não é incomum, já que esse processo envolve valores consideráveis. Hoje, vamos mostrar como é possível comprar um imóvel sem medo e sem perder o sono. Quer saber como? Continue lendo esse post e descubra!

Por que as pessoas têm medo de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é um dos investimentos mais seguros e rentáveis no Brasil. No entanto, por se tratar de uma negociação que envolve valores altos e muita documentação, é comum que tenhamos alguns receios na hora de concretizar esse sonho.

Veja, a seguir, os medos mais comuns na hora de comprar um imóvel!

Medo de comprar imóvel na planta

Muita gente tem receio de investir todo o seu dinheiro em um imóvel na planta e acabar sendo enganado. Embora a legislação seja cada vez mais rígida, essa desonestidade ainda pode acontecer. Por isso, é importante ficar atento.

Antes de investir faça uma boa pesquisa sobre a construtora que está oferecendo o imóvel, busque na internet comentários sobre entrega e seriedade dos empreendimentos ofertados. Além disso, pesquise os dispositivos jurídicos que servem para proteger o consumidor.

Medo de corretores desonestos

Em geral, o corretor de imóveis ganha comissão por aquilo que ele vende e, sendo assim, ele tem total interesse em fechar negócio o mais rápido possível. Mas esse profissional precisa resguardar sua reputação para se manter no mercado. Por isso, as empresas fazem de tudo para se protegerem de corretores desonestos, visto que é o nome da construtora que também pode ficar comprometida.

Caso você desconfie do comportamento de um corretor, pesquise sobre ele na internet ou entre em contato direto com a construtora ou imobiliária.

Medo de não ter como pagar todas as etapas

A palavra é planejamento. Muitas pessoas fecham negócio para a compra de um imóvel e perdem noites de sono sem saber se terão todo o dinheiro para quitar as parcelas até o final da obra. A melhor forma de combater esse medo é desenvolvendo um bom planejamento.

O processo de compra de um imóvel na planta, por exemplo, é longo e envolve várias etapas. Desse modo, é fundamental que o interessado estude cada uma delas antes de tomar a decisão de compra. Consulte sobre como serão os pagamentos, possíveis multas e juros em caso de atraso das parcelas, possibilidade de entrada e outras questões orçamentárias que possam tirar o seu sossego.

Medo de um preço muito baixo

Quando se está procurando um imóvel e encontra uma oportunidade com um valor muito abaixo do normal do mercado imobiliário, é provável que haja alguma coisa de errada. Pode ser que o imóvel esteja em uma localização ruim ou que tenha problemas na justiça.

Fique atento às documentações do imóvel, como o registro e as certidões negativas de débitos, para evitar transtornos.

Como perder o medo de comprar um imóvel?

Perder o medo na hora de investir em um imóvel é fundamental para garantir um bom investimento e aumentar o patrimônio em um mercado que está em constante crescimento. Por isso, separamos algumas dicas de como diminuir o receio do sonho de comprar a casa própria. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento financeiro

Para adquirir um imóvel é preciso, antes de tudo, fazer um bom e completo planejamento financeiro. Só assim é possível garantir que o orçamento não seja totalmente comprometido por esse investimento. Avalie sua situação financeira e faça uma planilha com todos os seus gastos, dividindo-os entre mensais e semanais. Programe-se também para deixar uma reserva para ser usada em casos de imprevistos.

2. Realize uma pesquisa detalhada

Quando estiver decidido a comprar um imóvel, realize uma pesquisa detalhada dos empreendimentos mais viáveis. Verifique as condições de pagamento e entrega das chaves. Se for comprar imóvel na planta, avalie a confiabilidade da construtora e dos profissionais que nela trabalham. Por outro lado, se for comprar um imóvel pronto, analise também toda a documentação do bem e do proprietário. Essa é uma forma de evitar surpresas.

3. Peça a opinião de pessoas que já compraram

Pesquise e converse com pessoas que já compraram imóveis com aquela empresa. Avalie a satisfação dos clientes e o comprometimento da construtora ou imobiliária em cumprir os prazos previamente determinados.

4. Organize-se com antecedência

Para concretizar o negócio, muitas etapas devem ser cumpridas pela construtora ou imobiliária, mas também pelo interessado na compra. Por isso, se organize anotando tudo que tem que ser feito, todos os documentos a serem separados e entregues. Isso evita atrasos no processo caso algum documento seja esquecido, por exemplo. Monte um cronograma, gerencie suas tarefas e estabeleça um prazo para cada etapa.

5. Pense no futuro

A compra de um imóvel é considerada o investimento mais seguro e confiável. Além disso, essa é uma forma de ficar livre do aluguel e aliviar o orçamento. Ter uma casa próprio também possibilita que grandes obras ou pequenos reparos sejam realizados sem precisar da aprovação do proprietário do imóvel.

6. Conte com uma imobiliária de confiança

O processo de compra de um imóvel envolve muita burocracia e papelada, mas é importante saber que nesse momento você não precisa resolver tudo sozinho. Conte com uma imobiliária confiável e com profissionais competentes para realizar uma negociação mais tranquila e segura.

Portanto, antes de adquirir um bem, faça um bom planejamento, verifique as condições de pagamento e a confiabilidade da imobiliária ou construtora responsável por ele. Assim, é possível perder o medo de comprar um imóvel, garantindo uma negociação mais tranquila e segura.

Pensando em comprar um imóvel? Saiba qual o papel da imobiliária neste momento tão importante!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.